Durante seminário em Ponta Grossa, Força Sindical PR defende reforma no sistema eleitoral brasileiro

A Força Sindical do Paraná iniciou na  última terça-feira, (19/11), em Ponta Grossa, uma sequência de dez seminários que realizará em todo o estado sobre o “Eleições Limpas”, movimento nacional que propõe uma ampla reforma no sistema eleitoral brasileiro. O evento realizado no plenário da Câmara Municipal contou com a participação de vereadores, lideranças sindicais e comunitárias da região. Na abertura do encontro, o coordenador estadual do movimento e vice-presidente da Força PR, Sergio Butka, falou sobre os objetivos da iniciativa. “Estamos engajados de corpo e alma nesse movimento, que já conta com o apoio de entidades importantes com a CNBB e a OAB. O Brasil necessita com urgência de uma reforma política para ajudar a combater a corrupção que drena os recursos públicos e faz o povo sofrer”, afirmou.

Anfitrião do seminário e coordenador local do Eleições Limpas, o vereador pontagrossense Paulo Cenoura destacou a boa repercussão do evento. “Tivemos hoje uma boa presença de imprensa e de público também. Já começarmos a coletar assinaturas de apoio ao movimento. Nossa meta é conseguir no mínimo 25 mil apoiadores em Ponta Grossa”, disse o parlamentar. Em todo o Paraná, a Força traçou uma meta de conseguir entre 100 a 150 mil assinaturas.

O presidente da Força Sindical PR, Nelson Silva de Souza, o Nelsão, disse que a conscientização da sociedade é um dos objetivos do seminário. “Estamos levando o tema ao conhecimento do povo paranaense, colocando para os cidadãos e eleitores a importância da eleição limpa. Estamos democratizando essa discussão e engajados na luta pela reforma eleitoral que o Brasil tanto precisa”, afirmou o sindicalista. Também estiveram na mesa de abertura o presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Aliel Machado, e o assessor político Márcio Ferreira, representando o prefeito Marcelo Rangel.

Palestra

Após a abertura do seminário, o representante do Instituto Atuação, Lucas Zago, falou sobre os atuais problemas no sistema eleitoral brasileiro, que favorecem e muito a corrupção, e também sobre as propostas de reforma política do movimento Eleições Limpas. “Nossa proposta é basicamente dividido em três pontos. O primeiro é o voto transparente, que é um sistema diferenciado de votação do sistema proporcional, em dois turnos, onde no primeiro turno vota-se no partido e no segundo no candidato. O objetivo é elevar a discussão das propostas, fortalecendo o voto em ideias e não em pessoas. Com menos candidatos na disputa, fica mais fácil para o eleitor pesquisar o histórico e avaliar as propostas daquele em quem pretende votar”.

A mudança no atual sistema de financiamento de campanhas é outro ponto defendido pelo movimento. “Nossa proposta é que as empresas fiquem proibidas de ajudar financeiramente nas eleições. No sistema atual, a corrupção é favorecida pelo fato dos candidatos ficarem atrelados às grandes empresas que financiam suas campanhas. O eleitor, como pessoa física, poderia contribuir com a campanha do seu candidato, mas com um valor limite de R$ 700”, explica Zago.

O terceiro ponto reivindicado pelo movimento é mais liberdade de expressão na internet. “A ideia é liberar a propaganda gratuita na internet durante todo o ano, e não somente no período de três meses antes das eleições, como acontece hoje. Com isso, o eleitor teria mais tempo para conhecer as propostas dos candidatos”, finaliza.

Cronograma

Depois de Ponta Grossa, a Força PR realizou mais três seminários: Pato Branco e Francisco Beltrão (20/11) e União da Vitória (21/11). Na próxima semana, serão realizados novos seminários sobre o tema em Londrina (28/11), Maringá (28/11), Matinhos (29/11), Curitiba (02/12),  Foz do Iguaçu (03/12) e Cascavel (04/12).

Confira as fotos do seminário dia 19/11 em Ponta Grossa:

Image1-1
DSC00269
DSC00264
DSC00261
DSC00257
DSC00252
DSC00242
DSC00236
DSC00231
DSC00207
DSC00206
DSC00197
DSC00177
DSC00172
DSC00164
DSC00264
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>